Casamento desbotado – Casais de todas as idades buscam o Coaching para dar mais brilho e renovar um casamento já desbotado, consumido pelo desgaste e pela rotina. Não importa ser a relação tem 30 anos ou apenas 1 ano, todo casal está passível do desbotamento. Mas existem algumas técnicas e dicas que podem tirar o seu relacionamento desta fase ruim. Confira!

A frustração de um casamento desbotado

Você sente que o seu relacionamento está degringolando e cada dia parece ser uma reprise do anterior, em uma sequência de semanas tediosas e sem novidades? Chegou à conclusão de que o casal pouco tem em comum e não há muitos projetos em cumplicidade e que o futuro é incerto? É difícil ver perspectivas de mudanças.

casamento desbotado

Antes de culpar o seu parceiro(a), entenda que uma relação possui sempre dois polos, as duas pontas de uma corda e nada se faz sozinho. Cada um tem a sua parcela de responsabilidade pela vida a dois e as coisas só mudam quando ambos se esforçam para mudar e estão em pleno acordo.

É mais que natural que um relacionamento caia no desgaste com o tempo e com a falta de desenvolvimento. É preciso que a relação tenha sempre novidades e que envolva o outro e a si mesmo. Do contrário, pode virar uma sequência de “mais do mesmo” e isso desgasta qualquer relacionamento.

casamento desbotado

O primeiro passo é identificar o que está errado a partir da perspectiva de cada um – afinal, o que é desgastante para um dos parceiros não é necessariamente ruim para o outro. Manter a comunicação ativa é fundamental e é o passo seguinte – e se a comunicação fosse uma prioridade na vida a dois, talvez não houvesse um casamento desbotado. Fale abertamente:

  • O que não está funcionando muito bem para o relacionamento?
  • Estas situações são recorrentes?
  • O que deve ser mudado?
  • Quais os pontos positivos da relação que podem ser enaltecidos?
  • Que coisas cada um gostaria de fazer a dois?
  • Quando poderiam começar a fazê-las?

Se é difícil encontrar as causas do casamento desbotado, as sessões de Coaching de relacionamentos poderá ajudar. Através de uma análise profunda, é possível criar um plano de ação que alavanque o relacionamento e torne a vida do casal muito mais feliz.

Como dar mais vida a relação

Há muitas formas de dar vida à uma relação e isso varia muito conforme as necessidades de cada casal. Por isso é que as sessões de Coaching de relacionamentos são personalizadas – por mais que muitas vezes os casais vivenciem situações parecidas, cada contexto é único.

Identificando as causas do desbotamento do casamento, fica muito mais fácil criar um plano de ação para o casal. Se a relação caiu no desgaste em termos sexuais, por exemplo, o foco deverá ser apimentar a relação – veja mais neste post. Se o problema é a falta de cumplicidade, o plano de ação terá o objetivo de fazer este resgate. Se o problema é o tédio e a falta de atividades em comum, uma lista de prioridades e atividades poderá ser feita e colocada em ação, e posteriormente, avaliada. Veja neste artigo como reciclar o seu casamento em alguns passos simples.

Vale algumas dicas gerais?

  • Coloquem a conversa em dia sempre que possível e não deixem que o casamento desbotado seja uma realidade. Conversando poderão compreender o que está ou não dando certo na relação.
  • Renovar os votos do casamento pode ser uma ótima maneira de marcar esta nova fase da relação. Este tipo de evento está bastante em alta.
  • As pessoas mudam e seu parceiro também. O que era legal passa a ser desinteressante – por isso mesmo que a comunicação é importante. Deem abertura ao novo.
  • Não tenha medo de dizer o que gosta ou não. Nem sempre haverá concordância na vida a dois, mas respeite a opinião alheia e a si próprio.
  • A cada dia você tem uma nova chance de reconquistar o seu parceiro(a). Como irá fazer isso? Eis aí a resposta para curar uma relação desgastada!
  • Tenham momentos exclusivamente a dois – sem filhos, família, amigos, etc. A intimidade é muito importante para transformar um casamento desbotado. Se for preciso, reservem um momento do dia ou da semana na agenda e cumpram como qualquer compromisso.
  • Não deixem para depois o que deve ser mudado agora. Um casamento desbotado só muda com atitudes, e não com o passar do tempo.
  • Filhos nunca salvam a relação. Mas o problema de muitos casais é muitas vezes aguardar muito a chegada dos filhos. Avaliem esta possibilidade!

Quando é hora de cogitar uma separação?

Muitas vezes um casamento desbotado esconde coisas mais complexas, como a falta de amor entre homem e mulher. Desta forma, por mais que tentem um pouco de tudo, pode acontecer de não dar certo.

casamento desbotado

Mas o fim de um relacionamento, quando a respeito e reciprocidade, não precisa ser uma tragédia – é um fim de ciclo para ambos. O casamento pode ter acabado, mas outro tipo de relacionamento poderá surgir. Veja sempre com bons olhos os desafios que a vida lhe apresenta!

Confira as novidades do blog Malu Moreira no Facebook!

Malu Moreira trabalha com relacionamentos há mais de 15 anos. Durante todo esse tempo, trabalhou com diversas culturas e costumes, aumentando ainda mais o seu conhecimento e experiência no dia a dia com relacionamentos. Casada e mãe de quatro filhos, ela vive em “estado de graça”, como costuma sempre dizer.

Sua estrada traz na bagagem além do Brasil, países como Bolívia, Portugal, Angola, Inglaterra e Suíça, onde reside atualmente.

E como ela sempre diz: “Eu acredito que duas pessoas possam viver em perfeita harmonia, respeitando os seus limites, contanto que estejam tomadas pelo amor”.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.