Fortalezas – O que são fortalezas para você? Em Coaching dizemos que fortalezas são aquelas coisas que já estão consolidadas na vida de uma pessoa e que podem ser ainda mais expandidas para os melhores resultados. Em todos os aspectos de sua vida, você possuirá fortalezas e fraquezas, ou seja, pontos fortes e edificantes e pontos fracos e desafiadores. A diferença está na forma como você vê cada uma destas dimensões.

Fortalezas para um relacionamento forte

Analise com cuidado: quais aspectos do seu relacionamento que são sólidos, aqueles com os quais o casal sempre pode contar? Quais as capacidades pessoais de cada um dos parceiros que servem de sustentáculo em tempos de crise?

fortalezas

O resgate e a expansão das fortalezas é um passo importante no processo de Coaching de Relacionamentos. Trabalhar com valores e habilidades do casal é essencial para equilibrar e reconstruir aquelas partes que não vão tão bem. Nem sempre o que une duas pessoas está realmente claro para ambos. Quando isso acontece, o casal precisa investir na comunicação assertiva. Ambos precisam reconhecer o que dá certo e o que não funciona em um relacionamento.

Blindando a autoestima

Sempre dissemos aqui no blog que a autoestima deve vir antes, durante e depois de um relacionamento. As fortalezas conseguem blindá-la. As fortalezas não estão apenas na vida a dois, mas devem ser exaltadas do modo individual.

Em Coaching há uma ferramenta usada em muitos aspectos, seja profissional, relacional ou individual, chamada Análise SWOT. A sigla SWOT representa justamente esses quatro aspectos; strenghts (forças), weakness (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças).

fortalezas

As fortalezas internas são as habilidades e competências pessoais, podendo ser um dom natural ou uma habilidade técnica que foi desenvolvida. Elas podem servir de base para você alavancar a sua autoestima, através deste mapeamento, o que é muito importante para quaisquer pessoas disposta a se relacionar com outra.

As fortalezas (ou forças) ao nível pessoal são aspectos que favorecem seu crescimento. Vejamos como encontrar os seus:

– O que você faz melhor?

– Quais suas competências mais valorizadas?

– Qual característica sua geralmente é mais elogiada?

– Qual seu nível de experiência na profissão em que busca sucesso?

– Quais são suas maiores habilidades e capacidades?

– Quais cursos e especializações você possui sobre área?

– Qual seu maior diferencial?

Para ativar mudanças em sua autoestima, veja também este vídeo de Malu Moreira sobre amar-se primeiramente e reconhecer as suas próprias fortalezas – curta outros vídeos como este no canal de Malu Moreira no Youtube:

Valores que sustentam a vida

Muitas vezes as coisas não dão certo por causa das crenças negativas que as pessoas possuem. Crenças são baseadas em valores, que nem sempre são bem percebidos ou estão adequados à realidade da pessoa. Os valores são conceitos, ideias e princípios que são verdadeiros para alguém e conduzem a sua vida, bem como o seu comportamento. Eles mudam com o tempo, assim como toda pessoa ou casal muda.

fortalezas

No momento em que você identifica as suas fortalezas, consegue acessar também os seus valores, aquilo em que você acredita e é importante para você e vice-versa.

Vamos fazer um exercício:

  • Quais os valores que você considera importante na vida? O seu relacionamento deve ser um reflexo daquilo que você realmente acredita. Se há divergências, há problemas.
  • Sob quais valores o seu relacionamento está estruturado? Estes valores devem estar claros para ambos os parceiros.
  • Há consenso do casal quanto aos valores da relação? Ambos acreditam nestes valores? Isso faz diferença na relação e no bem-estar de ambos? É preciso haver consenso. Se não houver, é hora de conversar.

Leia também sobre as vantagens das mudanças de hábito neste artigo. Você também pode se interessar em saber como encarar de frente o medo de perder o parceiro. Curta hoje mesmo a página de Malu Moreira no Facebook e ajude a divulgar as suas ideias.

Malu Moreira trabalha com relacionamentos há mais de 15 anos. Durante todo esse tempo, trabalhou com diversas culturas e costumes, aumentando ainda mais o seu conhecimento e experiência no dia a dia com relacionamentos. Casada e mãe de quatro filhos, ela vive em “estado de graça”, como costuma sempre dizer.

Sua estrada traz na bagagem além do Brasil, países como Bolívia, Portugal, Angola, Inglaterra e Suíça, onde reside atualmente.

E como ela sempre diz: “Eu acredito que duas pessoas possam viver em perfeita harmonia, respeitando os seus limites, contanto que estejam tomadas pelo amor”.

One Response

Leave a Reply

Your email address will not be published.