Metas – Chegamos a mais um ano, a mais uma oportunidade de revolucionar a vida. Esta é uma ótima época para rever seus sonhos e metas e colocá-los alinhados com ações assertivas para que os resultados aconteçam. Veja como trabalhar com as suas metas 2016 e crie um plano de ação realista!

O que são metas?

A meta é um objetivo quantificável. As metas pessoais para gerarem resultados na sua vida devem ser realistas, mensuráveis, atingíveis e devem ter a ver com o seu íntimo. Precisa ter prazos bem definidos, com ações específicas para cada fase.

O Coaching é um conjunto de metodologias que frequentemente trabalha com metas, tirando aqueles objetivos do mundo dos sonhos e colocando-os em perspectivas. A diferença, neste caso, entre um objetivo e uma meta pode ser explicado da seguinte forma:

  • Objetivo: Eu gostaria de uma promoção no emprego.
  • Meta: Eu gostaria de uma promoção no emprego, para assumir o cargo W, até a data Y na empresa Z.

Veja que para alcançar uma meta, é preciso comprometimento, disciplina, dedicação e uma série de ações planejadas. Tudo é possível para aquele que tem visão do que quer e conhece as suas capacidades. Nem sempre você consegue definir as suas metas da noite para o dia – e nem é aconselhável. Também não dá para abraçar o mundo – com meta, trabalhamos com prioridades, para torná-las viáveis. Cada meta irá requerer estratégias própria que também devem ser definidas.

Quais as suas metas?

Comece definindo de 5 a 10 metas importantes para este ano. Se você quiser definir mais que isso, tudo bem, mas o risco de não alcançá-las é maior e o comprometimento também. Você pode ainda definir as suas metas por áreas da vida – profissional, familiar, estudos, finanças, espiritualidade, etc.

metas

Em Coaching, é comum trabalharmos com uma meta por vez, para direcionar melhor os esforços da pessoa. Mas nada impede de você de trabalhar seu conjunto de metas pessoais durante o ano.

Mas o que fazer quando é difícil definir uma meta? É para isso que existem as sessões de Coaching – e aconselho fortemente a contratação de um profissional especializado. Muitas vezes, nas sessões, as metas caem, porque não eram as suas prioridades pessoais e nem sempre poderiam ser concluídas.

metas

Escreva à mão as suas metas (depois você pode digitá-las se quiser). Escrever à mão ajuda a memorizar aquilo que é importante e com o que você deve trabalhar durante todo o ano). Mantenha as suas anotações sempre em evidência, mas apenas para você.

Plano de ação: como dar vida às metas

Quando as suas metas estiverem definidas, coloque-as em ordem de prioridade. Agora é a hora de colocar as metas em um plano de ação. É ele quem ajudará você a alcançar resultados.

Para cada meta, você definirá ações menores, que devem ser realizadas semanalmente – é uma forma de você controlar o andamento do seu plano de ação durante o ano e poderá comemorar as pequenas vitórias.

  • O que deve ser feito? Defina ações semanais.
  • Onde deve ser feito?
  • Quais recursos serão necessários para você atingir a sua meta (pessoas, ferramentas, auxílio, orçamento, etc.)?
  • Como você saberá que atingiu a sua meta?
  • Qual o prazo de atingimento total da meta?

Vamos a um exemplo?

Maria tem a meta de comprar um carro do modelo X, marca Y, até 15 de dezembro de 2016. Ela já sabe o que quer. No momento, ainda não possui o dinheiro necessário para isso.

O que deve ser feito? Maria decidiu conferir as seguintes opções: financiamento (100% ou 60% do valor) ou juntar a quantia através de uma aplicação para comprar à vista). Deve conversar com um revendedor, com o gerente do seu banco e com o seu marido, com quem divide as contas. Deveria ainda dividir parte do seu salário mensalmente para a aquisição do automóvel ou realizar uma atividade extra. Decidindo sobre a forma de pagamento e o meio de reservar dinheiro, deve colocar em ação um plano.

Onde deve ser feito? Para a semana seguinte:

Segunda – Falou com o revendedor e viu que precisaria 40% do valor total para financiar o restante do automóvel. Optou por um financiamento, mas deveria antes juntar esta porcentagem.

Terça – Viu com o gerente do banco uma forma de poupar o dinheiro mensal com maior rentabilidade. Definiu 10% do seu salário mensal para aquisição do carro, sem a participação do seu marido. Com isso, como o período final da meta é 15/12/2016, dividiu o valor de 40% do carro por mês, para ter resultados por etapas e organizar melhor o seu orçamento. Uma meta muitas vezes é alcançada por pequenas metas.

Sexta – Conversou com seu chefe sobre a possibilidade de fazer horas extras, de um aumento de salário ou de uma promoção – alinhou o que seria possível fazer para conquistar uma condição financeira melhor. Organizou também algumas ideias de renda extra que não atrapalhariam o seu cotidiano, mas que forneciam ganhos semanais – o que a deixariam ainda mais perto de sua meta – esse é o grande segredo do sucesso: descobrir ações que alavanquem a sua posição para mais próximo do resultado.

Maria já tinha um plano de ação: juntar 10% de seu salário mensal, mais o que conseguir com renda extra semanalmente, em um investimento de alto rendimento, até atingir os 40% do valor inicial do financiamento do seu carro (ou mais) até 15/12/2016 (prazo final do atingimento da meta). Definiu ainda que se estes 40% do valor pudessem pagar um carro mais barato à vista ou se pudesse de outro modo alcançar também os outros 60% do valor do carro (com herança, venda de algum bem, etc.), assim o faria – e registraria tudo em uma planilha com gráfico para mensurar seus resultados. Maria é um personagem baseado em uma pessoa real – ela atingiu, mudando os seus hábitos, a sua meta em 60% do prazo final!

Malu Moreira trabalha com relacionamentos há mais de 15 anos. Durante todo esse tempo, trabalhou com diversas culturas e costumes, aumentando ainda mais o seu conhecimento e experiência no dia a dia com relacionamentos. Casada e mãe de quatro filhos, ela vive em “estado de graça”, como costuma sempre dizer.

Sua estrada traz na bagagem além do Brasil, países como Bolívia, Portugal, Angola, Inglaterra e Suíça, onde reside atualmente.

E como ela sempre diz: “Eu acredito que duas pessoas possam viver em perfeita harmonia, respeitando os seus limites, contanto que estejam tomadas pelo amor”.

Leave a Reply

Your email address will not be published.