Ciúme – Uma pessoa ciumenta sofre muito e muitas vezes faz outras pessoas sofrerem também, ter ciúme é normal até certo ponto, existem uma linha tênue entre ter ciúme controlado e não ter. Passar dessa linha é muito fácil e quando você passa é bem difícil conseguir voltar. O engraçado é que existem pessoas ciumentas só em alguns relacionamentos, é claro que tem pessoas que são naturalmente ciumentas, mas outras sentem ciúmes só em um determinado tipos de relacionamento.

Dicas de como controlar o ciúmeMuitas vezes isso acontece por causa da forma que você leva o relacionamento, às vezes seu parceiro(a) não te deixa a vontade e você acaba desenvolvendo o ciúme. Para falar a verdade é assim que muitas pessoas começam a ser ciumentas, é por causa do relacionamento que leva, um relacionamento sem confiança. Esse é o principal motivo que desenvolve o ciúme, outros são:

  • Medo da perda;
  • Angústia;
  • Desrespeito;
  • Autoestima baixa;
  • Amor-próprio ferido.

Mas não importa como começou seu ciúmes, você precisa saber controla-lo para sobreviver, ninguém consegue ser feliz sendo ciumento, ninguém consegue ter paz sendo ciumento. O ciúme pode destruir um relacionamento e se não é isso que você quer é melhor ficar de olho.

Cuide da sua autoestima

Uma pessoa insegura é bastante ciumenta, ela sempre acha que a outra pessoa é melhor, que é mais capaz e que tem mais chances de fazer o parceiro(a) feliz. Por isso nossa dica é cuidar da sua autoestima e se valorizar, se você é homem e tem uma autoestima baixa descubra o que te faz bem e levante sua autoestima, pode ser um bom funcionário, ter um bom salário ou outras coisas mais simples.

Dicas de como controlar o ciúme

No caso das mulheres, o que mais atrapalha na autoestima é a beleza, a mulher ciumenta e de autoestima baixa sempre vê defeito nela, mesmo não tendo. E em contra partida sempre vê qualidade nas outras mulheres, o corpo é mais bonito, o cabelo brilha mais. Tenha consciência do seu valor e confie em você, a primeira coisa que deve pensar é: Ele está comigo e não com outra, ele me escolheu e gosta de mim. Isso ajuda muito. Mas de qualquer forma você precisa trabalhar sua autoestima e cuidar dela.

Assuma seu medo e conte sobre o ciúme

É extremamente importante assumir que sente ciúme, muitas pessoas ciumentas não percebem e não assumem que sentem ciúmes, acham uma coisa normal e natural, mas não é. Por isso, você precisa assumir que tem ciúme e que tem medo de perder a pessoa, talvez o seu ciúme é por medo de achar que a pessoa vai te trair ou vai te deixar.

Encontre o seu medo e confesse para seu parceiro, converse com ele ou ela e diga o que sente, isso vai te ajudar a superar. Se seu medo é de perder a pessoa seja sincero e conte para ela, talvez essa pessoa tem alguma atitude que te faz sentir esse medo. Quem já sofreu uma perda, independente de como foi tem mais dificuldade de confiar de novo e por causa disso é ciumento, então reconheça o que você sente e descubra de onde vem.

A imaginação é bem fértil

Pode ter certeza disso. Por isso, não alimente sua imaginação e não fantasie coisas, às vezes seu marido demorou para chegar em casa porque o trânsito estava ruim e não porque estava com outra. E provavelmente sua namorada não quer te ver hoje porque está de TPM e não porque não gosta mais de você.

Dicas de como controlar o ciúme

Nossa imaginação pode fazer muita coisa e uma delas é te deixar louco de ciúmes, livre-se dos pensamentos ruins, não seja neurótico(a), a insegurança pode atrapalhar muito um relacionamento. Sabia diferenciar as coisas, não dê asas a sua imaginação, isso pode causar muito sofrimento e atoa. Deixe para usar sua imaginação em outras áreas da sua vida, como pro exemplo no trabalho, ou na hora de contar uma história para seu filho dormir.

Peça uma segunda opinião sobre o ciúme

O ciúme não deixa uma pessoa pensar direito, por causa disso você faz coisas que não devia e acaba destruindo o relacionamento que tinha tudo para dar certo. Antes de fazer qualquer coisa que possa atrapalhar sua vida amorosa peça a opinião de um amigo, pessoas fora do relacionamento podem te dar uma outra visão.

Muitas vezes o cara ou a menina é apaixonada(o) por você, mas você não percebe isso por causa do ciúme. Se conversar com uma pessoa de fora você vai ter uma noção melhor e pode evitar muitas coisas. O ciumento pode acabar com o relacionamento de diversas formas e fazer você passar pelo que menos queria passar. Ninguém gosta de ser perseguido, vigiado e ter uma outra pessoa em cima dela o tempo todo.

Saiba mais sobre este tema e outros assuntos para otimizar e enriquecer os seus relacionamentos, assistindo aos vídeos de Malu Moreira no Youtube, acessando este link.

Malu Moreira

Malu Moreira trabalha com relacionamentos há mais de 15 anos. Durante todo esse tempo, trabalhou com diversas culturas e costumes, aumentando ainda mais o seu conhecimento e experiência no dia a dia com relacionamentos. Casada e mãe de quatro filhos, ela vive em “estado de graça”, como costuma sempre dizer.

Sua estrada traz na bagagem além do Brasil, países como Bolívia, Portugal, Angola, Inglaterra e Suíça, onde reside atualmente.

E como ela sempre diz: “Eu acredito que duas pessoas possam viver em perfeita harmonia, respeitando os seus limites, contanto que estejam tomadas pelo amor”.

2 Responses

    • malumoreira

      Olá Bianca tudo bom?
      Você tem razão os homens também são ciumentos como nós mulheres, mas o ciúme é um sentimento como outros sentimentos que temos dentro de nós como,
      a raiva,a alegria,a tristeza,o ódio enfim, sabemos bem que, quando não conseguimos dominar sentimentos como raiva e ódio o que acontece é terrível,se torna uma grande catástrofe não é mesmo?
      Então todo ser humano sente ciúmes é natural nosso, porém o controle do sentimento que faz a diferença em não deixar o ciúme ser maior do que a razão,
      Quando encontramos alguém e passamos a amar esse alguém a primeira coisa que desejamos é que sejamos realmente felizes.
      Um abraço.

      Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.