Dúvida sobre o relacionamento – Nem sempre é fácil compreender os sentimentos que guardamos no coração. Ainda mais quando passamos muito tempo em um relacionamento e ele se encontra desgastado. Muitas clientes de Coaching de relacionamento me questionam sobre como saber se ainda amam seus parceiros ou se meramente suportam ou toleram por algum motivo. De fato, o Coaching pode ajudar a esclarecer esta questão.

Dúvida sobre o relacionamento é normal

É muito comum e saudável entre as pessoas que possuem um relacionamento em longo prazo questionarem-se sobre o que de fato sentem pelo parceiro(a). Dúvida sobre o relacionamento é normal.

As pessoas mudam e as relações também e nada mais natural do que compreender os sentimentos e pensamentos, além das expectativas que temos um pelo outro. Tem quem diga que “se há amor, não pode haver dúvidas”. Mas o ser humano é muito mais complexo que isso.

Dúvida sobre o relacionamento

Contudo, quando há filhos envolvidos, uma vida construída em comum e um lar estruturado, muitas pessoas preferem ficar em uma direção segura e conveniente do que seguir seus próprios instintos e seu coração.

Mas vale lembrar que tolerância não sustenta uma relação. Algumas mulheres se privam de ter dúvida sobre o relacionamento por medo de ficarem sozinhas ou do que as outras pessoas poderiam pensar. Isso é fugir de si mesma.

Uma vida suportando o outro não vale como relacionamento. Uma vida a dois é sempre troca, e o sentimento de amor deve prevalecer. Não aquele amor que fica mesmo após o término de uma relação, mas o amor entre o casal.

Dúvida sobre o relacionamento

Uma vida cômoda não substitui uma vida feliz e completa. Se as coisas não vão bem, é preciso conversar e avaliar a situação a dois. Primeiramente, confira em seu íntimo o que sente pelo parceiro e tenha as coisas claras com você mesma. E depois, marque uma conversa.

Dúvida sobre o relacionamento

Às vezes o amor ainda existe, apenas é preciso redescobrir formas de renová-lo em conjunto – veja no vídeo abaixo como namorar fora da rotina e dar um upgrade na relação.

Em outros casos, não há mais amor – há um querer bem e uma resistência para que as coisas continuem iguais, apenas suportando o parceiro, o que não é justo com ele nem com você.

Confie nos seus sentimentos

Há forma de saber se você apenas o suporta ou se ainda o ama e de acabar com a dúvida sobre o relacionamento. Vejamos alguns questionamentos:

  • Como anda a intimidade do casal? O sexo é frequente? Você se sente plenamente atraída por seu parceiro?
  • Você se imagina em uma relação com outra pessoa? Isso é frequente?
  • Vocês possuem projetos em comum? Se sente satisfeita quando atingem resultados?
  • É possível conviver com as diferenças que existem entre o casal? Você consegue amá-lo mesmo com tantas diferenças que o casal possui? Como encara isso?
  • Há uma comunicação conjugal aberta? Você já expôs a situação ao seu parceiro? Qual foi o resultado? O que mudou?
  • Você é dependente financeiramente do seu parceiro? Isso é um fator que justifica continuarem juntos? O que pode fazer para ter mais independência financeira?
  • Se fosse para terminar a relação hoje, o que mais sentiria falta? O que a impede de fazer isso?
  • Quais comportamentos ou eventos continuam acontecendo todos os anos e que você gostaria de mudar na relação? Por que ainda não mudou?
  • Há situações de desrespeito ou agressão de algum tipo? O que acredita que deva fazer neste caso para mudar a relação ou a sua situação?
  • Houve em algum momento uma quebra de confiança? Houve traição? Como lidaram com isso?
  • Há situações mal resolvidas? Por que não conseguiram lidar assertivamente com estas situações?
  • Dê 10 motivos que comprovem que vale a pena continuar a relação.
  • Dê 10 motivos que comprovem que não vale mais a pena continuar a relação.

Estas questões lhe ajudaram a elucidar seus sentimentos? O processo para saber se você o ama ou não pode demorar um pouco, então, tenha paciência e seja fiel ao que o seu coração mandar.

A transição de uma relação ruim para uma melhor com o mesmo parceiro ou a transição desta relação para outra ou para um período sozinha nem sempre é fácil, mas uma coisa é certa: tudo é impermanente, tudo passa! Mas as decisões são exclusivamente suas.

Não misture as coisas

Temos uma única vida e devemos fazer com que ela valha a pena, seja sozinhos ou em um relacionamento. Mesmo que haja bons motivos para continuar juntos – filhos, patrimônio em comum, o mesmo círculo de amizade, família, compromissos financeiros, etc. – se não houver amor, o relacionamento se torna uma ilusão cômoda.

Dúvida sobre o relacionamento

Reveja as suas prioridades e emoções, sem deixar que estes possíveis motivos ou a culpa se sobressaiam aos sentimentos que há dentro de você. Conversando o casal deve conseguir chegar a um acordo. Acredite!

Veja também como encarar de frente o medo de perder. Veja ainda quando a traição é uma ferida que não cicatriza. Confira ainda todas as novidades do canal da Malu Moreira no Youtube.

Malu Moreira trabalha com relacionamentos há mais de 15 anos. Durante todo esse tempo, trabalhou com diversas culturas e costumes, aumentando ainda mais o seu conhecimento e experiência no dia a dia com relacionamentos. Casada e mãe de quatro filhos, ela vive em “estado de graça”, como costuma sempre dizer.

Sua estrada traz na bagagem além do Brasil, países como Bolívia, Portugal, Angola, Inglaterra e Suíça, onde reside atualmente.

E como ela sempre diz: “Eu acredito que duas pessoas possam viver em perfeita harmonia, respeitando os seus limites, contanto que estejam tomadas pelo amor”.

Leave a Reply

Your email address will not be published.