Filhos – Quando o casal passa a ter filhos e a família cresce, as responsabilidades também aumentam, ainda mais para a mulher, que precisa se dedicar mais, principalmente nos primeiros anos de vida do bebê. Mas neste contexto, o marido muitas vezes é jogado para escanteio e a vida sexual e emocional do casal esfria. Como evitar que isso aconteça? Confira a seguir!

Filhos: dedicação total?

É comum que a esposa se dedique quase que integralmente quando os filhos do casal cheguem à família. Crianças exigem dedicação e carinho, além de pendências práticas. Quem é mãe sabe: cada vez menos tempo sobra para si e para o parceiro, o que pode até ser meio desesperador no início. Os horários mudam, milhares de novos compromissos vêm à tona e o tempo do relógio parece diminuir.

filhos

Com o passar do tempo, as coisas mudam – isso se a mulher tiver a capacidade de se ajustar e encontrar um equilíbrio entre os filhos e as outras esferas de sua vida. Há mulheres que entram em um piloto automático assim que o primeiro filho surge na vida do casal e segue desta forma anos a fio, principalmente quando os demais filhos aparecem.

Mas filhos requerem a dedicação e atenção total da esposa? A resposta é não. Você também precisa de um tempo para si. O seu marido, com o qual você tem um relacionamento, também requer atenção e carinho. A sua carreira e outras esferas da sua vida também possui demandas, mesmo que a sua prioridade neste momento sejam os filhos.

filhos

Prioridades não significam que o mundo tenha parado para que você se dedique exclusivamente a algo. Prioridades significam que há responsabilidades e desejos entre uma e outra pendência ou setor da sua vida, mas que há uma escala de atenção e equilíbrio entre este e os demais compromissos. Saber priorizar é organizar-se, é compreender que há outras coisas que também são importantes e requerem espaço no seu dia a dia.

O relacionamento e as suas necessidades

Você manterá uma relação de mãe e filho para o resto de sua vida – maternidade é isso: começa quando você sente o desejo de ser mãe, mesmo ante de ser de fato, e segue por toda a sua vida. E isso não significa que todo o resto da sua vida irá parar. Além disso, neste mundo você estabeleceu outros tipos de relacionamento – como a vida conjugal, por exemplo.

filhos

Todo relacionamento que você estabelece com os outros requer dedicação e presença. O mesmo ocorre com a relação a dois. Os filhos não substituem os outros relacionamentos. É preciso conciliar a sua atenção também com a vida do casal. Sabemos que isso nem sempre é fácil, mas é preciso.

Uma forma de curtir o seu marido e dar atenção à relação amorosa é namorar fora da rotina. Veja neste vídeo feito para o meu canal Malu Moreira no Youtube um pouco mais a respeito:

Dicas extras

Mas, afinal, como encontrar tempo e disposição para tudo isso? Vejamos algumas dicas:

  • Tenham momentos a dois bem definidos e sem interrupções. Muitas vezes, é preciso recorrer a outros membros da família ou a uma babá para que o casal possa ter um tempo só para si – sair para jantar ou para dançar, ficar conversando apenas assuntos relativos ao casal, etc. Após as crianças dormirem, sempre há um tempinho para fazer coisas em conjunto e colocar o papo e o sexo em dia.

filhos

  • Para que haja disposição entre o casal, as tarefas referentes aos filhos devem ser divididas. No começo é um pouco difícil, mas quando há planejamento e organização, a coisa flui.
  • Investir em boa alimentação e exercícios, quando os filhos estão dormindo, brincando ou na escola, é ideal para que você tenha mais gás para enfrentar o dia e para se dedicar à relação em casal.
  • Tenham horários bem definidos em família. E nesta sequência de horários, reserve também seus momentos diários a dois.
  • Converse com o seu marido sobre a vida dele – o que ele tem feito de bom no trabalho, seus objetivos, as coisas engraçadas do dia a dia, etc. Dê atenção a ele de deixe-o falar sobre o que é importante.
  • Busquem novas motivações e inspirações para o momento de intimidade. Ambos devem dizer quais coisas mais agrada um e o outro na hora do sexo.
  • Os filhos mudam a vida de uma mulher e do casal. Mas em família, cada coisa e cada relação tem o seu espaço cativo. Não misture as frequências e tenha mais equilíbrio.

Malu Moreira

Malu Moreira trabalha com relacionamentos há mais de 15 anos. Durante todo esse tempo, trabalhou com diversas culturas e costumes, aumentando ainda mais o seu conhecimento e experiência no dia a dia com relacionamentos. Casada e mãe de quatro filhos, ela vive em “estado de graça”, como costuma sempre dizer.

Sua estrada traz na bagagem além do Brasil, países como Bolívia, Portugal, Angola, Inglaterra e Suíça, onde reside atualmente.

E como ela sempre diz: “Eu acredito que duas pessoas possam viver em perfeita harmonia, respeitando os seus limites, contanto que estejam tomadas pelo amor”.

Leave a Reply

Your email address will not be published.