Filhos – Em um mundo cada vez mais acelerado e cheio de falsas promessas, de riscos incontáveis e competição, a única coisa que cabe aos pais é a tentativa de tornar os filhos mais fortes. Afinal, filhos a gente cria para o mundo e não para nós mesmos. Mas como fazer com que eles de fato se tornem mais fortes e preparados para a vida? Veja agora algumas dicas valiosas para a educação dos seus filhos!

O amor fortalece

A primeira coisa que precisamos falar em relação aos filhos é sobre o amor. Pais que amam preparam os filhos da melhor forma que podem, sem pedir nada em troca. Amar é colocar em cada filho a sua dedicação, assumir a responsabilidade com a criação (com a maternidade e com a paternidade) e fazer o melhor para que descubram os seus próprios caminhos, mas com as ferramentas necessárias para a sua busca pessoal.

filhos

Saiba desde já que você não irá prepará-los para tudo e que a vida é uma caixinha de surpresas – não se sinta culpado(a) por isso! A vida se encarregará de ensinar-lhes todo o resto, e há coisas que não cabe a você.

filhos

Nem todas as pessoas que são pais e mães abraçam a causa de preparar seus filhos para o mundo – muitas pessoas são pais por convenção social ou possuem limitações internas próprias que as tornam pais ineficientes. Alguns nem são capazes de amar seus rebentos. É muito triste, mas é verdade.  A falta de amor é um grande impedimento para uma pessoa, ainda mais para uma criança que não entende muito bem porque seus pais a rejeitam. Desta forma, nunca se arrependa de mar seus filhos e o faça de modo generoso e gentil.

filhos

Crianças que crescem sem amor e carinho podem tornar-se mais facilmente adultos com diversos problemas e conflitos de ordem emocional e social. Desta forma, todo indivíduo merece amor e dedicação desde o início de seus dias.

Se você tem a consciência de suas responsabilidades, já é meio caminho andado. Mas se você sente amor, garante um apoio sem tamanho para que ele possa crescer e ser um cidadão de valor. Isso porque o amor por si só é fortaleza. Tem um ditado que diz que quando as mães oram por seus filhos, suas orações rompem quais obstáculos e chegam até Deus diretamente. A boa intenção de uma educação fortificada faz a mesma coisa: irá o preparar para tudo, pois nele haverá amor.

Aceitação e cuidados

Para tornar seus filhos fortes, antes de tudo, deve haver aceitação. O seu filho é como é e ponto. Não o compare com outras crianças. Não queria que ele seja diferentes ou se encaixe em padrões sociais – de beleza, de capacidade, de relacionamento com os outros, etc. Também não compare a sua própria história com a dele – vocês são de gerações diferentes e pessoas únicas. Este tipo de crítica ele levará por toda a sua vida.

filhos

Não veja a educação como algo impossível só porque há momentos difíceis. Não desista de uma criança apenas porque você se vê incapaz de fazer algo. Seu filho está aí para aprender com você e com a vida – e você também. Nem sempre é fácil descobrir o que funciona melhor para transformar seus filhos em fortalezas – ainda mais se você tiver filhos com perfis diferentes. Então, seja gentil e tenha coragem: faça seus testes com amor e encontre um método de educação que acolha todos os aspectos do seu filho.

O valor do bom direcionamento

A família é o primeiro grupo social ao qual pertencemos. Muito do que uma pessoa é tem a ver com os exemplos obtidos em casa, no convívio familiar. Eu lhe pergunto: que tipo de lar você tem construído para a sua família? Quais os valores que o sustentam? Quais os desafios e obstáculos que devem ser vencidos? Tudo começa aí, com os valores familiares.

Quando um casal se une, mesmo antes dos filhos, já possuem similaridades no seu jeito de pensar e agir. É interessante conversarem sobre o tipo de família e valores comuns devem prevalecer. Façam uma lista do que é importante e prioritário na vida do casal e na vida dos filhos. Destaquem os valores que integram a família e que serão importantes para seus filhos conviverem com outras pessoas – integridade, senso de justiça, colaboração, determinação, etc.

Seja um exemplo

E não adianta dizer para um filho o que é certo ou errado: é preciso ser o próprio exemplo. Crianças aprendem com exemplo e percebem quando seus pais dizem uma coisa e fazem outra. Tenha moral para falar com seus filhos sobre o que é certo e errado. Diferentemente do que muitos pensam, não cabe à escola fazer isso, nem à rua, nem ninguém que não seus responsáveis. Que tal pensar nisso ainda no planejamento familiar? Veja mais sobre isso neste artigo.

filhos

Além disso, os exemplos podem vir das tarefas diárias e convívio rotineiro, onde cada um tem seu papel. Filhos devem ter as suas responsabilidades dentro de casa também, ao seu nível. Fora do ambiente doméstico, também terão e devem estar preparados.

Crenças limitadoras e sonhos rompidos

Por que grande parte das pessoas se veem hoje frustradas e fazem Coaching ou terapia em massa? Porque, muitas vezes, possuem crenças limitadoras que as impedem de realizar os seus objetivos na vida, as impedem de um convívio adequado com os demais. Em geral, estas crenças surgem na infância e complicam a vida adulta – são oriundas dos pais, responsáveis e adultos que as crianças têm contato.

filhos

Cuide muito com o que diz e com a forma como você mesmo age diante das suas crianças. Não diga nada que possa ceifar seus sonhos, pois mais que você saiba que muitas coisas que as crianças falam possam parecer bobas.

Confira ainda a fanpage de Malu Moreira no Facebook!

Malu Moreira trabalha com relacionamentos há mais de 15 anos. Durante todo esse tempo, trabalhou com diversas culturas e costumes, aumentando ainda mais o seu conhecimento e experiência no dia a dia com relacionamentos. Casada e mãe de quatro filhos, ela vive em “estado de graça”, como costuma sempre dizer.

Sua estrada traz na bagagem além do Brasil, países como Bolívia, Portugal, Angola, Inglaterra e Suíça, onde reside atualmente.

E como ela sempre diz: “Eu acredito que duas pessoas possam viver em perfeita harmonia, respeitando os seus limites, contanto que estejam tomadas pelo amor”.

One Response

Leave a Reply

Your email address will not be published.