Recomeçar – Nunca é tarde para recomeçar nada. Você pode fazer qualquer coisa enquanto tiver fôlego de vida, e você precisa acreditar nisso. Não importa se você tem 60 anos e quer fazer uma faculdade e recomeçar sua vida, não importa se você já tem 35 anos e acabou de separar e tem desejo de ter um filho. Nunca será tarde para você.

Você vai enfrentar algumas dificuldades no início, dificuldades que não enfrentaria se fosse mais novo ou estivesse em outra situação. Mas essas dificuldades só vão te mostrar o quanto você é forte.

Nunca é tarde para recomeçar

Uma pessoa pode achar que já é tarde para recomeçar em diversas situações, pode ser por causa da morte de um filho ou parceiro, por causa de uma separação, por causa da idade, pode ser porque a empresa não deu certo. Muitas coisas nos fazem pensar que já passou da hora e não adianta mais tentar e recomeçar.

Independentemente da sua situação, você precisa acreditar. Acreditar que é possível e acreditar em você. Se apegue em algo que acredita e confia e vá em frente, nessa hora é bom ter algo em que acreditar, são essas coisas que nos ajudam a seguir em frente e superar o que quer que tenha passado. Vamos te dar algumas dicas de como superar o que está passando, independente do que seja.

  • Primeira dica: Aceite. As adversidades acontecem, não podemos viver sem elas, você precisa estar atento para evita-las, mas nem sempre isso é possível. Tudo isso faz parte da vida, se você resistir em aceitar que seu relacionamento acabou, por exemplo, só será mais difícil de recuperar e recomeçar. Sabemos que a dor é inevitável, que existe sofrimento, mas aceitar o que aconteceu, seguir seu caminho é a melhor opção, você não precisa ser complacente com as tragédias.
  • Segunda dica: Tenha equilíbrio emocional. Não é fácil ter equilíbrio emocional em certos momentos, mas se você já trabalha isso na sua vida vai ser bem mais fácil quando passar por um desafio. Esteja consciente com tudo o que está acontecendo na sua vida e prepare-se mentalmente para enfrentar a situação de cabeça erguida. Se você conseguir fazer isso vai ver como será fácil recomeçar.
  • Terceira dica: Inspire-se em outras pessoas. Sempre terá uma pessoas passando pelo que você está passando ou alguém que já passou por isso. Além disso, existem muitas pessoas com histórias inspiradoras que passaram por momentos terríveis na vida e superaram. Conhecer a história delas e ver como superaram pode ajudar muito, você já deve ter ouvido falar de pelo menos uma pessoa que perdeu tudo e mesmo assim recomeçou, hoje tem uma vida produtiva e bem-sucedida. Se inspire nessas pessoas e faça o seu recomeço.

Veja mais 10 passos que te ajudaram a recomeçar aqui.

A história de Joseph Climber

Você conhece a história de Joseph Climber? A história desse homem ficou conhecida no início dos anos 2000. Tudo bem que essa é apenas uma piada, mas podemos tirar muitos ensinamentos dela. A primeira delas é que a vida é uma caixinha de surpresas, ninguém sabe o que vai acontecer daqui um mês, um ano, dez anos. Talvez você vai estar onde queria e imaginava, mas talvez não.

Não existe uma fórmula ou uma pessoa capaz de mostrar tudo o que vai acontecer com sua vida, você precisa viver para ver o que acontece. E por isso a vida é uma caixinha de surpresas e assim como Joseph Climber você precisa recomeçar, nunca é tarde para recomeçar e viver.

Nunca é tarde para recomeçar

Um outro ensinamento que podemos tirar da vida de Joseph é a perseverança e o desejo de não desistir da vida mesmo com as adversidades. Claro que essa é uma piada e o homem dela passa por terríveis acontecimentos, coisas bem difíceis de acontecer, mas você deve fazer como ele. Todos passam por adversidades e desafios na vida, os que destacam são aqueles que perseveram e não desistem.

Desistir é uma carga muito pesada para carregar, você pode achar que é fácil desistir de algo ou da vida, mas não é. Não ter motivo para viver é mais difícil que recomeçar. No momento da luta e da adversidade, quando acaba de acontecer algo que abala é difícil pensar que você vai sobreviver. Neste momento, a coisa mais fácil a fazer é desistir, é jogar tudo para o alto, mas com o tempo você vai perceber que desistir não é tão fácil assim e viver triste e abalado é a pior coisa que existe.

Por último, podemos tirar de ensinamento da história de Joseph Climber é a alegria. Esse homem além de não desistir tinha alegria para viver, trabalhar e recomeçar. Pensar em ter alegria em um momento difícil é complicado, mas você precisa erguer a cabeça, agradecer por sua vida e se alegrar.

Sinta prazer nas pequenas coisas da vida, o aroma do café em um dia frio pode te alegrar, e esse pode ser um motivo para recomeçar.  Existem pessoas recomeçando todos os dias, e hoje é o seu dia de recomeçar, pois nunca é tarde.

Saiba mais sobre este tema e outros assuntos para otimizar e enriquecer os seus relacionamentos, assistindo aos vídeos de Malu Moreira no Youtube, acessando este link.

Malu Moreira

Malu Moreira trabalha com relacionamentos há mais de 15 anos. Durante todo esse tempo, trabalhou com diversas culturas e costumes, aumentando ainda mais o seu conhecimento e experiência no dia a dia com relacionamentos. Casada e mãe de quatro filhos, ela vive em “estado de graça”, como costuma sempre dizer.

Sua estrada traz na bagagem além do Brasil, países como Bolívia, Portugal, Angola, Inglaterra e Suíça, onde reside atualmente.

E como ela sempre diz: “Eu acredito que duas pessoas possam viver em perfeita harmonia, respeitando os seus limites, contanto que estejam tomadas pelo amor”.

Leave a Reply

Your email address will not be published.