Organização doméstica – Nem sempre é fácil manter as coisas em ordem no espaço da família e no relacionamento a dois, ainda mais quando se tem filhos, quando há diferentes jornadas de trabalho ou quando os horários dos parceiros não batem. Como, então, resolver esta situação? Veja como pôr a organização da casa em dia com algumas dicas simples.

A bagunça nossa de cada dia

Quem tem filhos pequenos em casa, sabe que é difícil organizar a bagunça. Não se sinta culpada por não conseguir deixar sempre a casa em ordem. O importante é criar uma rotina de arrumação, sem sobrecarregá-la e com a ajuda do seu parceiro – antes de ele reclamar, é preciso que ele compreenda que a esposa não pode fazer tudo sozinha e que há outras pessoas que moram na mesma casa.

Organização doméstica

O marido também deve ter as suas responsabilidades quanto à organização. Ainda mais quando a mulher moderna assumiu diferentes tarefas fora e dentro do lar e se torna humanamente impossível para ela assumir tantas demandas. Até mesmo as crianças precisam ajudar desde cedo, com tarefas pequenas ou até simbólicas, na arrumação do espaço do lar.

Organização doméstica

Ok, mas o que fazer para colocar esta organização doméstica em prática? É importante saber desde o início que não se trata apenas de juntar a bagunça e limpar a casa. É claro que isso é o básico e que muitos dos problemas de falta de tempo e críticas entre o casal dependem disso.

Organização doméstica

Mas a organização doméstica envolve reestruturação dos horários, modificação no cardápio e hábitos de vida dos integrantes da casa, entre outras coisas. O objetivo é que a casa fique mais prática e harmônica, que haja mais qualidade de vida e mais tempo para gastarem com atividades em conjunto ou individuais. Logo, é imprescindível que toda a família esteja envolvida.

5 etapas para a organização doméstica

Inicialmente, você pode organizar a sua casa em apenas 5 passos, que são eles:

  • Destralhar: Só será possível organizar a casa se você se livrar da tralha. Comece a se organizar tirando da sua vida tudo aquilo que não faça mais sentido para você. Todos os membros da família devem fazer o mesmo – objetos parados, lixo, roupas que não servem mais, alimentos e remédios fora da validade, etc. Faça isso com foco no desapego.
  • Organizar: Após de destralhar, fica mais fácil começar a buscar soluções para as coisas e dentro do espaço que você tem. Faça isso com a ajuda do seu marido em cada cômodo.
  • Arrumar: Quando você descobrir como organizar a casa, você pode finalmente guardar tudo nos lugares certos. Saiba que a organização é absolutamente necessária para a arrumação acontecer. Esta é uma etapa que pode levar tempo e deve ser feita de tempos em tempos.
  • Manter: Após colocar tudo em ordem, vocês só terão o trabalho de manter a organização. Para isso, serão necessárias atitudes diárias e divisão de tarefas. Não tentem abraçar o mundo. Façam um cômodo por dia ou mantenham as prioridades. Coloquem na ponta do lápis o que cada um pode fazer em cada dia.
  • Curtir: Resta juntar a família e usufruir de um ambiente organizado e limpo, sem se preocupar com o trabalho que dará para colocar as coisas no lugar.

Ajuda extra

Quando as agendas de ambos os parceiros não permitem que sejam mais enfáticos na organização doméstica, talvez seja hora de cogitar a contratação de um serviço de limpeza esporádico – ainda mais se a casa for grande. Não há nada mais frustrante que depois de uma rotina de trabalho você não consiga ficar em paz no espaço do lar. Por isso, vejam se contratar uma diarista não possa ser um ótimo custo-benefício.

Se o casal decidiu assumir a organização doméstica por si só, vale a pena planejar a semana com planilhas eletrônicas e aplicativos para celular. Planejar com antecedência é uma boa opção para quem deixa tudo para fazer mais tarde e para quem a procrastinação tem efeitos destrutivos. Estes recursos podem ser de grande auxílio.

Há muitas técnicas de organização doméstica. Algumas delas você pode encontrar no blog Vida Organizada. Acesse este link e veja quais as melhores formas de aplicar estas estratégias na rotina de sua casa.

Malu Moreira

Malu Moreira trabalha com relacionamentos há mais de 15 anos. Durante todo esse tempo, trabalhou com diversas culturas e costumes, aumentando ainda mais o seu conhecimento e experiência no dia a dia com relacionamentos. Casada e mãe de quatro filhos, ela vive em “estado de graça”, como costuma sempre dizer.

Sua estrada traz na bagagem além do Brasil, países como Bolívia, Portugal, Angola, Inglaterra e Suíça, onde reside atualmente.

E como ela sempre diz: “Eu acredito que duas pessoas possam viver em perfeita harmonia, respeitando os seus limites, contanto que estejam tomadas pelo amor”.

Leave a Reply

Your email address will not be published.