Filhos – Não nascemos prontos para lidar com os filhos. Eles não vêm com manual de instrução. Com o passar do tempo, vamos aprendendo com os erros e acertos e adquirindo novas competências para melhorar a comunicação e efetivas a aproximação com eles. Mas uma coisa é fundamental para todo pai ou mãe: saber ouvir os seus filhos. Não há desculpas para não estar disponível – nem a falta de tempo ou de vontade devem ser mais fortes do que o compromisso de ouvi-los. Se para você ouvir os seus filhos é um grande desafio, confira algumas dicas!

A falta de paciência é um problema

Nem todo pai ou toda mãe tem paciência com os filhos. Mas é preciso aprender a se acalmar e dedicar a eles o espaço necessário de atenção e carinho. Afinal, eles estão em pleno desenvolvimento e aprendem com os exemplos. Quando não são ouvidos, podem se isolar da família e de outras pessoas do seu convívio social.

filhos

Seus filhos nem sempre terão a capacidade psicológica para lidar com a sua falta de paciência. O adulto na relação é você e é preciso buscar recursos para manter a comunicação aberta e assertiva com seus filhos. Nem sempre eles sabem se expressar adequadamente e muitas vezes não controlam as suas emoções. Muitas vezes dizem coisas que não querem dizer e é preciso aprender a ouvir e selecionar o que é dito, de modo a não se magoar e não magoar o outro.

filhos

Se paciência e comunicação é essencial em uma relação a dois, imagine entre seres que ainda estão crescendo e que não pediram para fazer parte da sua vida. Paciência é uma conquista diária e todos temos a capacidade de ser mais pacientes. Escolha um momento adequado para conversar, em um ambiente com pouca interferência. Não postergue a conversa para depois: às vezes o seu filho tem urgência e precisa ligar com alguma situação o mais rápido possível. Não aumente o tom de voz desnecessariamente. Respire fundo nos momentos mais difíceis e faça o seu melhor.

A falta de tempo é injustificável

Acho muito triste quando uma pessoa afirma que não tem tempo para ouvir os seus filhos. É um desamparo tão grande, que muitas vezes o casal só se dá conta anos mais tarde, uma oportunidade que jamais voltará.

filhos

Não importa se o que ele tem a dizer é desinteressante, se é algo inútil para você ou se pode ficar para outro dia, conforme a sua análise. Tenha tempo e abertura para conversar. Muitas vezes eles não sabem o que fazer e acabam recorrendo aos pais. Se estes não lhe dizem nada, poderá haver consequências ruins para as suas vidas. Ouvir os filhos é dar-lhes apoio emocional. Faça com que haja o tempo necessário para atendê-los e que a falta de tempo não seja uma justificativa para a sua falta de interesse.

Ouvir é um ato de amor

Ouvir o outro, no caso os seus filhos, é e sempre será um ato de amor. É a forma pela qual você fará parte da vida dele. Pais e filhos que não conversam não formam uma relação e o entendimento sobre o que é uma família. Confira neste vídeo mais algumas dicas sobre como conversar de modo bilateral com seus filhos:

Ouvir sem críticar

Muitos filhos deixam de conversar com seus pais, pois estes não têm a capacidade de ouvir sem criticar. Conversar não é criticar. Coloque-se no lugar do seu filho, com a capacidade emocionar que ele tem, e tende compreender a forma como ele pensa.

filhos

Você não precisa concordar com ele, mas deve compreender o que ele tem a dizer ser julgamentos. Ser firme não é ser crítico. Na hora de chamar a atenção, faça sem críticas pessoais.

Malu Moreira trabalha com relacionamentos há mais de 15 anos. Durante todo esse tempo, trabalhou com diversas culturas e costumes, aumentando ainda mais o seu conhecimento e experiência no dia a dia com relacionamentos. Casada e mãe de quatro filhos, ela vive em “estado de graça”, como costuma sempre dizer.

Sua estrada traz na bagagem além do Brasil, países como Bolívia, Portugal, Angola, Inglaterra e Suíça, onde reside atualmente.

E como ela sempre diz: “Eu acredito que duas pessoas possam viver em perfeita harmonia, respeitando os seus limites, contanto que estejam tomadas pelo amor”.

Leave a Reply

Your email address will not be published.