Parceiro invejoso – É muito comum entre o casal que certas conquistas de um dos parceiros causem inveja ou desconforto no outro. O problema está em quando esta situação se torna muito evidente ou insuportável para o casal. Tudo é uma questão de equilíbrio emocional e de tomar a atitude certa. Veja como lidar com a situação se você tem um parceiro invejoso ou como se tornar melhor e superar este sentimento caso você sinta uma inveja descontrolada das conquistas do seu parceiro(a).

A culpa não é sua

É muito  comum nos culparmos quando algo nos acontece de bom e o parceiro fica com aquela pontinha de inveja de nossas conquistas e resultados. Isso é normal desde que a pessoa saiba lidar com isso. É certo que quando isso acontece, através de comentários maldosos, desacreditação dos resultados positivos ou até de crítica, tira um pouco do brilho do que conquistamos. Mas a culpa não é sua, caso seja o invejado, e você precisa aprender a comemorar os fatos sem se deixar se derrubar por isso.

parceiro invejoso

Quando nos sentimos mal pelas conquistas devido a inveja do parceiro, entramos em um ciclo de culpabilidade tão grande que nada nos satisfaz e os resultados passam a ser temidos. O cérebro aprende que a conquista é algo ruim e desconfortável, e faz com que temamos as coisas boas da vida.

O bem-estar do ser humano tem uma ligação muito forte com as mudanças e com o atingimento de metas e sonhos. E essa sensação não pode ser negada. Não se envergonhe diante das críticas e dos olhares de reprovação do parceiro invejoso.

Parceiro invejoso e equilíbrio emocional

Todo mundo sente inveja de um modo ou de outro. Se a pessoa é emocionalmente bem resolvida, este sentimento pode virar rapidamente contentamento pelo outro, inspiração e admiração. Do contrário, refletirá um sentimento de incapacidade refletida na conquista do outro, além de críticas, comentários inapropriados e outras consequências nada amigáveis.

É preciso tem bom senso para não deixar escapar a inveja como algo negativo na convivência tão próxima como a do casal. Quando partilhamos uma vida a dois, achamos que temos a permissão de dizer qualquer coisa, e não é bem assim.

parceiro invejoso

O seu parceiro vai ter muitas conquistas ao longo da vida e se sentirá feliz por isso. Irá querer partilhar com você, pois é a pessoa quem está dividindo tudo nessa vida – dos bons aos maus momentos. Receba a boa nova com o coração aberto e seja maior que a inveja que sente. Ter um parceiro invejoso não é fácil e você precisa se colocar no lugar do outro para ver como é limitante conviver com uma pessoa que não reconhece os ganhos alheios.

parceiro invejoso

Ser um parceiro invejoso também é destrutivo para quem sente inveja – na verdade, é mais nocivo para si do que para o outro. Impede com que você evolua, se desenvolva e busque os próprios méritos. É preciso deixar a vaidade de lado e não se afetar pelos resultados do seu parceiro. Comemore junto! De uma forma ou de outra, você também fez parte desta conquista.

Comemorem juntos

Há mais motivos para somar as conquistas do que transformá-las em um embate. Então, aproveite e vivencie a alegria do seu companheiro de jornada. Sinta junto com ele ou ela o sentimento de conquista. Além disso, quando a inveja for maior que tudo, coloque em prática algumas dicas:

  • Apoie o seu parceiro e faça parte de sua vida antes mesmo dos resultados chegarem. Isso fará com que você se sinta parte dos resultados.
  • Fazer terapia de casal pode ser uma boa solução quando há impedimentos relacionais quanto à inveja.
  • Mantenha a comunicação aberta com o seu parceiro(a). Se sente inveja, contenha-se e explique, se necessário, o sentimento que toma conta de si e que ele  ou ela não tem nada a ver com isso. Se se sente invejado por seu parceiro, expresse isso de forma clara e tente compreender a situação.
  • Se a inveja bater, coloque-se logo no lugar do outro e tente sentir o que ele ou ela sente. Alegre-se como se tivesse acontecido consigo.
  • Saiba que cada um tem a sua própria história de conquistas e resultados. Você tem a sua. Para dar entrada em coisas positivas na sua vida, permita aceitar o sucesso do outro. Assim, evoluirá!
  • A inveja depende do seu grau de consciência. No momento que assumir o seu lado invejoso e entender que isso é um produto do seu ego, e não necessariamente de sua natureza humana, conseguirá tomar atitudes mais assertivas na vida.

Saiba mais sobre os efeitos físicos e sociais da inveja lendo esta reportagem da Revista SuperInteressante.

Malu Moreira trabalha com relacionamentos há mais de 15 anos. Durante todo esse tempo, trabalhou com diversas culturas e costumes, aumentando ainda mais o seu conhecimento e experiência no dia a dia com relacionamentos. Casada e mãe de quatro filhos, ela vive em “estado de graça”, como costuma sempre dizer.

Sua estrada traz na bagagem além do Brasil, países como Bolívia, Portugal, Angola, Inglaterra e Suíça, onde reside atualmente.

E como ela sempre diz: “Eu acredito que duas pessoas possam viver em perfeita harmonia, respeitando os seus limites, contanto que estejam tomadas pelo amor”.

4 Responses

    • malumoreira

      Olá Vânia tudo bom?
      Sabemos que não conseguimos mudar de um dia para o outro,o passo inicial você já deu que é o “QUERER.”
      Partindo deste princípio te digo que tudo é possível, basta querer…
      Lembre-se tudo demais é veneno, tente se controlar quando se sentir enciumada evite certas atitudes que te envergonhe…
      Nas sessões de coach ajudo os meus clientes a se controlarem mais com recursos próprios que os fazem perceber o quanto o parceiro sofre
      com as cenas de ciúmes e isso tem ajudado bastante.

      Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.