Máscaras no relacionamento – Com o passar dos anos, algumas pessoas passam a usar máscaras em diversas situações da vida e em diferentes contextos. Isso acontece por muitos motivos, desde falta de personalidade, falta de maturidade e até fuga de si mesmo. Mas o impacto maior é na sinceridade e honestidade que estruturam um relacionamento.

Muitas vezes, o que a pessoa quer na verdade é agradar e com isso vê uma saída sendo o que não é, representando um papel que não é seu. E isso é muito desgastante. Cai por terra em algum momento da relação. A convivência passa a ser muito ruim.

Trata-se de máscaras interiores que escondem muitos sentimentos também, como raiva, repressão, egoísmo, indiferença, desconfiança, inveja, falsidade, etc. Isso faz com que a pessoa que as tenha não seja verdadeiramente sincera com o companheiro, com as demais pessoas e até com ela mesma.

Máscaras no relacionamento: como assim?

É o caso da esposa que parece feliz, que se esforça em demonstrar se a “rainha do lar” perfeita (indicando um perfeccionismo doentio e ilusório), mas que na verdade, no fundo de sua alma, odeia cumprir este papel. Ou aquele marido que diz gostar de ver a esposa trabalhando e crescendo na sua carreira, mas que amarga um sentimento interior de inveja, que muitas vezes é expresso de formas negativas, em outros pontos do relacionamento. Estes são pequenos exemplos cotidianos.

máscaras

É importante dizer que todas as pessoas têm máscaras interiores e que, quando não sabem lidar com estas máscaras de modo maduro e reconhecer que aprendeu a tê-las no convívio social, isso pode geral conflitos nos relacionamentos.

Como ser você mesmo e ter um relacionamento sem máscaras

Nem sempre é fácil romper a máscara que se usa. Mas este é um exercício de autoanálise muito importante para o crescimento da pessoa. O termômetro para saber quando você usa máscaras no relacionamento é a sua própria felicidade. Pare e reflita: há atitudes suas que não fazem parte de sua natureza e que fazem com que você se sinta infeliz? Há alguma atitude em que você se sente cansado em representar cotidianamente? Das reclamações conjugais do seu parceiro, estas atitudes desgastantes estão inclusas? Até que ponto você cederia para ter uma relação mais sincera? Por mais que você ache que não possua máscaras no relacionamento, sempre há uma que coloca a relação em risco.

Caso não seja fácil romper esta máscara, faça gradualmente, no seu tempo. Essa é também uma experiência de autodescoberta. Você verá que tem muito mais a oferecer a si e ao outro sendo você mesmo. Sempre que um alerta surgir em sua mente, quando agir de modo a não estar de acordo com o seu íntimo, reflita antes de agir.

máscaras

Um relacionamento deve ser pautado pela sinceridade, transparência e honestidade. Logo, outro critério para saber se suas máscaras estão atrapalhando do seu relacionamento é analisar os seus sentimentos controversos em relação ao seu parceiro: se sente verdadeiramente feliz com as suas conquistas? Aceita quando o comportamento do outro vai contra as suas vontades individuais? Faz comentários pejorativos sobre o seu parceiro a outras pessoas? Faz comparações o tempo todo? Sente raiva e não diz ou expressa? quando não consegue o que quer, fica sem falar com ele e o manipula até conseguir o que deseja? Isso tudo são exemplos de máscaras no relacionamento refletidas em sentimentos e atitudes rotineiros. Há muitas outras que você pode descobrir fazendo uma autoanálise.

E quando o companheiro usa máscaras no relacionamento?

O seu parceiro é também um ser humano e aprender a ter máscaras no relacionamento. No momento em que você compreende que as possui, passa a entender que o outro também as tem. Quando há sentimentos e atitudes controversos do seu companheiro para com você, é interessante ficar alerta.

Não se trata de julgá-lo, mas sim de abrir um espaço para a comunicação, tão essencial à relação. Não gostou de um reflexo desta versão mais obscura dele ou dela? Fale! Deixe que o seu companheiro fale também e traga à tona possíveis motivos para atitudes negativas. Entenda que quando há máscaras há emoções nem sempre bem esclarecidas e conscientes – e a pessoa precisa ter consciência para poder mudar. As máscaras no relacionamento são tóxicas, mas podem ser superadas. Basta que ambos saibam reconhecer as suas implicações e transformar as suas atitudes. Estão dispostos a isso?

Veja também: Relacionamento – Abrir mão para ser feliz!

Siga Malu Moreira no Twitter neste link.

Malu Moreira

Malu Moreira trabalha com relacionamentos há mais de 15 anos. Durante todo esse tempo, trabalhou com diversas culturas e costumes, aumentando ainda mais o seu conhecimento e experiência no dia a dia com relacionamentos. Casada e mãe de quatro filhos, ela vive em “estado de graça”, como costuma sempre dizer.

Sua estrada traz na bagagem além do Brasil, países como Bolívia, Portugal, Angola, Inglaterra e Suíça, onde reside atualmente.

E como ela sempre diz: “Eu acredito que duas pessoas possam viver em perfeita harmonia, respeitando os seus limites, contanto que estejam tomadas pelo amor”.

Leave a Reply

Your email address will not be published.